terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Tactical Decision: Seu papel em teamfights

Lembra aquele jogo em que seu time estava na frente em torres e kills, mas acabaram perdendo as teamfights e então a partida? Claro que existem vários motivos por trás de derrotas, mas entender qual é sua função e como cumpri-la vai te ajudar a sair na frente. Nesse post vou dar algumas dicas sobre como usar o potencial de seu champion e a sinergia de seu time para ganhar teamfights.

                                                                                                           
     Entendendo seu papel
Em primeiro lugar você deve descobrir qual sua função no jogo. Enquanto a partida carrega, olhe a composição dos dois times e tente imaginar como ocorreria uma luta 5x5. Quem seria responsável por iniciar; Como o outro time responderia à iniciação; Quem é responsável pelo dano; Quem irá tankar a maior parte desse dano; Quem usaria 'Crowd  Control' em quem. Claro que tudo é uma aproximação, mas conhecendo os champions você saberá dizer o que ele faz de melhor. A partir dessa ideia, tente entender qual o SEU papel. Tentarei exemplificar isso para ficar mais fácil entender.

. Se você é o Top:
- Você é o Tank do time (pouco dano e muita resistência [Shen, Singed]) ou o Bruiser? (Lutador, equilíbrio de dano e resistência [Darius, Wukong])
Alguém do outro time vai conseguir pegar o Mid/ADC (por exemplo, Vi pode ultar em um deles e os expor ou Zed pode ultar e tentar eliminar ele rapidamente) ou é possivel evitar que sejam pegos? (Ahri pode ter dificuldades em acertar o Charm se você ou o jungler estiver na frente; Rammus não conseguirá usar o Taunt neles caso seu time o mantenha longe)
- Considerando as respostas anteriores, tente prever onde você será mais útil. É melhor você entrar no meio da luta ou ficar atrás protegendo o Mid/ADC?

. Se você é o Jungler
- Você é o Iniciador (começa a teamfight usando CC's no time inimigo [Jarvan IV, Amumu]), ou o Caçador (vai atrás dos Carrys para removê-los da luta [Rengar, Tryndamere]).
- Se você é um Iniciador, será melhor impedir o time inimigo de encostar nos seus Carrys (por exemplo, você de Zac impedindo que o Tryndamere inimigo elimine seu ADC) ou prender os Carrys inimigos para que seu time os mate? (você de Maokai prendendo o Varus inimigo para que seu Mid o elimine)
- Se você é um Caçador, será melhor eliminar o ADC inimigo que está longe da teamfight (Você de Olaf ignorando o resto do time e indo direto no ADC inimigo para impedir que ele mate seus aliados) ou impedir que o Mid use CC's no seu time? (Você de Aatrox forçando que a Annie inimiga use o stun em você, ao invés de usar no seu time inteiro)

. Se você é o Mid
- Você é o Mago (habilidades com dano em Área [Gragas, Lux]) ou o Assassino? (habilidades centradas em remover um alvo rapidamente [Fizz, LeBlanc])
- Se você é um Mago, tanto focado em CC quanto em dano, você vai querer atingir a maior quantidade de inimigos possível, mas conheça a distância que você deve manter do time inimigo. Se você está de Annie, vai querer chegar perto para acerta o Ultimate + Stun, porém quer manter uma certa distância para não morrer após usar apenas um combo de habilidades.
- Se você é um Assassino, você vai querer ir em cima dos inimigos menos resistentes, mas antes disso tente elaborar uma linha de fuga. Se o outro time tiver um Udyr os protegendo, não se coloque no alcance dele, ou o seu engage (ato de engajar, "ir pra cima") vai te tornar um alvo fácil.

. Se você é o AD Carry
- Com os ADCs, o raciocínio é diferente. Todos eles são baseados em DPS (dano por segundo). Alguns como Ezreal ou Graves possuem um certo burst, mas a maior parte de seu dano durante uma teamfight vem de ataques básicos. Isso faz deles o alvo príncipal de Assassinos e Bruisers. Por não depender de cooldowns em habilidades, o potêncial de dano de um ADC é enorme, e por isso ele é focado tão fortemente. O que você deve pensar é: "Quem do outro time tentará me expor" e "Como eu posso escapar dele".
- Uma vez que você entende o pensamento acima, fica evidente o porque as pessoas falam tanto de posicionamento. O ADC precisa se posicionar bem para não ser executado logo no início da luta. Então, durante esse tempo, pense qual a melhor maneira de se manter longe e ainda causar impacto na teamfight. Não tenha medo de chegar alguns segundos atrasados se isso permitir que você fique vivo, muitas vezes essa tática funciona. Se o outro time tiver um Nocturne ou um Yasuo, esperar que seus ults sejam usados em outros integrantes do time antes de entrar na luta pode ser uma boa ideia. Dessa forma você garante que seu dano seja aproveitado.

.Se você é o Suporte
-  O papel do suporte se assemelha ao do Jungler, mas geralmente o suporte faz as duas coisas. Você pode usar Crowd Controls no time inimigo, abrindo oportunidade para que seu time faça boas jogadas ou proteger seus aliados com curas e buffs. Ao dizer que o suporte faz as duas coisas, quero dizer que ele tem capacidade dos dois. Nami possui cura no 'W' e buff no 'E' enquanto seu 'Q' e 'R' são CCs. Com isso em mente, entenda que o suporte é o jogador mais dinâmico: Cada teamfight vai exigir algo diferente, e cabe a você decidir o que é prioridade.
- Acompanhe o desenvolvimento do jogo e descubra qual inimigo está sendo mais impactante, pois parando ele você vai dar a vantagem para seu time.

Lembrando que tudo o que eu falei aqui está relacionado com o META atual (pré 4ª temporada). Se você quiser fazer uma bot lane com Jinx e Xin Zhao o pensamento será outro e, portanto que você faça essa escolha sabendo qual seu papel, sua estratégia pode funcionar.
   
     Comunicação
Após descobrir qual sua função, deixe claro para seu time o que você vai fazer e só o faça se estiverem de acordo. Ouça o que eles têm a dizer pois só assim você pode ter certeza que seu plano vai funcionar. Se você é uma Sejuani e decide avançar no Mid adversário enquanto o Olaf do outro time destrói seu ADC, não só a teamfight será perdida como seu time entrará em colapso. Um começará a culpar o outro até que ninguém mais consiga se comunicar. Por isso, se uma luta der errado, proponha novas abordagens para seu time, discuta o que deu errado e o que cada um pode fazer para melhorar a situação. Se você coloca toda a culpa em cima de um único jogador, sem nem mesmo sugerir uma alternativa, não vai alcançar nada.

Com certeza cada luta será diferente, mas analisar as informações vai permitir que você corrija seus erros e encontre uma maneira de vencer as TFs. Para isso você precisa observar não só seu comportamento como também o do time inimigo. Tente se fazer essas perguntas todo início de jogo. Com o tempo, esse tipo de pensamento virá naturalmente, e será mais fácil aproveitar o potencial do seu champion e do seu time.

0 comentários:

Postar um comentário